sábado, 9 de maio de 2009

Jovens do Aurenys se expressam através da cultura Hip-Hop

Escrito Por Gleydy Braga-To
Foto-Gleidy Braga.

CULTURA

Wendy Almeida
Aluna do curso de Comunicação Social da UFT

O grupo de rap Sugestões surgiu em 2006, na zona Sul de Palmas, e mistura a batida do rap com o tom melódico do violão, formando um estilo diferente. O grupo é formado pelos jovens Geovane “G2”, Rômulo “Chapolin R2”, Belsazar, Wanessa, Nega Síria, Peralles e Thiago.

O músico Thiago Pereira, vocalista do grupo e estudante da rede pública, afirma que as letras das músicas buscam chamar atenção da sociedade quanto à influência dos meios de comunicação e da ação do crime organizado entre os jovens. “Às vezes o crime puxa os jovens mais cedo, roubando deles a chance de viver a juventude” frisa.

Em uma das músicas, Sugestões retrata o início do envolvimento dos jovens com o mundo do crime até a prisão. “As duas faces da moeda eu vivi, quando no crime me envolvi, moleque novo eu não sabia de nada, hoje eu estou do outro lado da muralha”.


Família
Os pais do estudante Geovane Martins, 19 anos, José Gomes e Marinalva Abreu são fãs assíduos do Sugestões, acompanham os shows, e sempre que podem, os ensaios do grupo. “Temos orgulho do nosso filho, o rap vem melhorando o comportamento e comprometimento dele com os estudos e a igreja”, ressalta Marinalva.

Evoluções B,Boys
O grupo de dança de rua surgiu em 2006, das oficinas ministradas pelo professor Marco Antônio. De acordo com Avonilton, um dos dançarinos, ainda existe preconceito quanto à cultura de rua. “Somos abordados por policias e discriminados pelo modo de vestir, a gente quer mudar isso, mostrar que o Hip Hop é a voz da periferia e que faz parte da cultura negra” ressalta.

Marco Antonio, popularmente conhecido como MC Rock Jr é militante do movimento Hip Hop em Palmas, desde 1998. Em 2003, começou a levar para as escolas oficinas sobre a cultura de rua. “E
u comecei a estudar e a pesquisar a cultura Hip Hop. Daí comecei a participar de debates e palestras falando sobre o break, o rap, o dj e o grafitti” afirma.

Movimento Hip Hop
O Hip Hop foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip). No Brasil, o movimento surgiu em meados da década de 80. A cultura Hip Hop é composta por quatro elementos: MC (compositor do rap), DJ (artista e técnico que mistura músicas diferentes), break (b.boy - dançarinos) e grafite (arte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário