CMA HIPHOP INFORMA
ÍNDICE:
- Adolescentes e Jovens baianos discutem sobre os novos rumos do ECA
- Campanha pela redução materna mobiliza Salvador
- Reggae e afropop marcam segunda rodada do Música no Porto
Adolescentes e Jovens baianos discutem sobre os novos rumos do ECA
Debater e refletir sobre os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estimular a participação infanto-juvenil nos diálogos sobre Políticas Públicas e propiciar o intercâmbio de crianças e adolescentes são temas do Seminário "Estatuto da Criança e do Adolescente – os novos passos após a maioridade”. O evento será realizado pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA/BA), nos dias 28 e 29/05, no Grande Hotel da Barra, Avenida Sete de Setembro n° 3564 – Barra.
O seminário tem como um dos objetivos fazer um histórico sobre a implementação do ECA, levantando as discussões sobre como adolescentes e jovens vêm se inserindo em espaços de participação social e como são as percepções desses atores sociais acerca da efetivação do Estatuto. Na oportunidade, os participantes se comprometerão com a continuidade das discussões sobre a garantia dos direitos infanto-juvenis assinando um documento de compromisso que deve ser criado coletivamente no Seminário.
O encontro envolverá adolescentes, jovens e profissionais da área da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes de Salvador e de municípios baianos como Feira de Santana, Jequié, Serrinha e Governador Mangabeira.
Programação - O primeiro dia do seminário é dedicado aos avanços na prática do Estatuto e a reflexão de novas estratégias de atuação, rumo à garantia e efetivação dos direitos infanto-juvenis. A mesa de abertura contará com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), Auristela Leal, a especialista do Fundo das Nações Unidas Para a infância (Unicef), Vilma Cabral, um representante do Juizado da Infância e Juventude, a jovem mobilizadora social de Governador Mangabeira, Ana Paula Melo e de um representante do GAPA/BA.
Grupos de trabalho sobre os temas saúde, educação e comunicação serão compostos no segundo dia do Encontro para promover o debate entre os participantes. Nesse dia, também, os jovens irão compor uma mesa de discussão sobre participação política da juventude. Por fim, os adolescentes terão como atividade de conclusão um espaço para contar histórias de vida e sua relação com o uso do ECA. O objetivo é promover a participação dos jovens no concurso literário e cultural “5º causos do ECA”, que premia histórias sobre experiências de cidadania vividas com a efetivação das diretrizes previstas no Estatuto.
Projeto no Semiárido - O seminário é a última etapa do projeto Adolescentes, Semiárido da Bahia e Saúde e Prevenção nas Escolas. Fruto da parceria entre o GAPA-BA e UNICEF em o Projeto atuou em quatro municípios baianos: Serrinha, Jequié, Governador Mangabeira, e Feira de Santana e se desenvolveu com diversas atividades como audiências públicas e entregas de documentos aos prefeitos de cada município. 30 jovens de cada município foram capacitados. Eles participaram de mobilizações, entrevistas e nas rádios das cidades, além da produção e veiculação de spots de rádios sobre direitos sexuais e reprodutivos, prevenção de HIV/AIDS, gravidez na adolescência e outros temas relacionados à juventude e direitos humanos.
SERVIÇO:
O que: Seminário "Estatuto da Criança e do Adolescente – os novos passos após a maioridade"
Local: Grande Hotel da Bahia (Av. Sete de setembro, 3564 – Porto da Barra)
Data: 28 e 29 de maio de 2009
PROGRAMAÇÃO:
1º DIA – 28/05
08:30 às 09:00 – Credenciamento
09:00 às 09:45- Mesa de Abertura:
Coordenação: Isabel Tavares Sra. Vilma Cabral – Especialista de Programa do UNICEF – Brasil Sra. Gladys Almeida – GAPA-BAHIA Juizado da Infância e JuventudeSrta. Ana Paula S. Melo – jovem mobilizadora de políticas públicas do município de Governador Mangabeira Sra. Auristela Leal – Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente
09:45 às 10:15 – Lanche
09:50 às 10:15 –Vídeo sobre o ECA
10:20 às 11:30 Mesa 1: Estatuto da Criança e do Adolescente – os novos passos após a maioridade
Coordenadora: Dra. Telma Lacerda Dr. Marcus Vinicius Almeida Magalhães – advogado na área de Direitos Humanos e ex- diretor da Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador - CASE O jovem - Leonardo Azevedo (Movimento de Adolescentes de Lavras - MG)
11:30 – 12:00 Debate
12:15 – Almoço
14:00 – 15:00 Mesa 2: Diálogos sobre Políticas Públicas – tecendo cidadania Coordenador: José Diego Étnico-racial – DJ Branco (CMA HIP-HOP)Semi-árido – Verônica de Jesus Brandão Habitação – Graziela Tâmara Santos – Guerreiras Sem Teto
15:00 às 17:00 - Trabalho em grupos
17:00 - Lanche e apresentação do hip hop
2º DIA – 29/05
08:30 às 11:00 GRUPO DE TRABALHO: TEMAS GERADORES
11:00 às 12:00 – Elaboração de Causos
12:00 às 13:30 Almoço
13:30 às 15:00 Apresentação dos Produtos em Plenária
15:00 às 16:00 Mesa de Pactuação
- UNICEF- GAPA – Bahia- Representante dos Jovens - Representante de Governador Mangabeira- Representante de Serrinha- Representante de Feira de Santana- Representante de Jequié
16:30 Encerramento do seminário e lanche
MAIS INFORMAÇÔES:
- Grupo de Apoio à Prevenção à Aids – GAPAContato: José Diego Silva - Área de Promoção dos Direitos Humanos (71 3328 9206/9207/9204 / 9996 1986)
- Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)Contato: Ruy Pavan – Coordenador do Escritório BA/SE (71 3183-5700) Andréia Neri - Oficial de Comunicação (71 3183-5701)
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - Salvador (CMDCA/SSA)Contato: Auristela Leal - Presidente (71 3176-8338 / 3329-6516)
- Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia (CECA/SSA)Contato: Silvia Neves – Secretária Executiva (71 3116-6651)
Campanha pela redução materna mobiliza Salvador
Durante toda esta semana, várias atividades na cidade de Salvador mobilizam a população para a a redução da morte materna. As atividades fazem parte de uma campanha na capital e em vários municípios da Bahia para reverter o quadro preocupante da mortalidade materna no estado.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005 a razão de mortalidade materna foi de 74,7 óbitos por 100 mil nascidos vivos. Na Bahia, de acordo com dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou que a razão de morte materna foi de 68,7. Em Salvador, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2007 a taxa foi de 42,0.
“O objetivo da campanha é garantir que as mulheres sejam informadas sobre direitos relacionados ao exercício pleno de sua vida sexual e reprodutiva, incluindo o direito à viver livre da morte materna”, ressalta Fernanda Lopes, oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos do UNFPA no Brasil.
Segundo avaliam técnicos e autoridades, a campanha acontece em um momento crucial para a conscientização e o enfrentamento do problema. “Cerca de 90% das mortes maternas poderiam ser evitadas caso houvesse atendimento adequado no pré-natal, no parto e no pós-parto. É preciso que toda a sociedade saiba disso e que reivindique seus direitos”, alerta Fernanda.
Os parceiros na iniciativa incluem o governo do estado da Bahia, por meio das Secretarias de Promoção da Igualdade Racial - SEPROMI - e da Saúde - SESAB, além da Associação de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia - SOGIBA, e o Ministério da Saúde.
A campanha de mobilização pela redução da morte materna no município é uma das ações que integram o plano de cooperação técnica com o UNFPA para promoção da saúde sexual e reprodutiva em Salvador, em vigor desde março de 2008. As atividades vêm sendo realizadas em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Relações Internacionais (SECRI), Educação e Cultura (SMEC) e Reparação (SEMUR) e com a Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM).
Dia 28/05/2009
SESSÃO ESPECIAL: 28 DE MAIO “DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA LUTA SAUDE DA MULHER E REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA”.
Onde: Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador
Horário: 9h
Dia 29/05/2009
AUDIÊNCIA PÚBLICA: DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA LUTA SAÚDE DA MULHER E REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA
Local: Auditório do Ministério Público Estadual da Bahia
Horário: 14h
Reggae e afropop marcam segunda rodada do Música no Porto
Os grupos Direto ao Ponto e Afrogroove são as atrações de sexta-feira (29) do projeto que completa sua 9ª edição este ano. O evento acontece no Porto da Barra e é aberto ao público
Depois das brilhantes apresentações dos cantores Cláudia Cunha e Magary Lord, na sexta-feira passada (22), esta semana é a vez do público curtir o reggae da banda Direto ao Ponto e a mistura musical, com base nos ritmos brasileiros e africanos, do grupo Afrogroove, na segunda apresentação do projeto Música no Porto. O espetáculo começa a partir das 17h, na Praça do Forte Santa Maria, no Porto da Barra.
Este ano o projeto completa sua 9ª temporada e estréia em uma época do ano diferente, já que todas as edições anteriores aconteceram durante o verão. Serão sete atrações ao todo, que trazem seus trabalhos musicais para o público de Salvador, consolidando a filosofia de difundir e proporcionar acesso à cultura para todos, conforme explica o fundador e diretor artístico do Música no Porto, o produtor cultural, compositor e fotógrafo Ronaldo Partha.
Desde sua primeira edição, no ano 2000, o projeto já foi prestigiado por mais de 300 mil pessoas, que assistiram as performances de mais de 100 artistas, todos selecionados criteriosamente, tendo como principal requisito a qualidade musical. “O formato, adequado ao local, traz duas atrações por noite, com shows de cerca de 60 minutos, com intervalo para divulgação de informações culturais e ambientais”, explica Partha.
A “edição de inverno” deste ano, que traz uma excelente opção de entretenimento para a cidade, em uma época que poucas coisas acontecem, tem uma estrutura especial. Além da mudança para a Praça do Forte de Santa Maria, do lado esquerdo do Porto da Barra, o evento conta com estrutura especial, com uma área coberta. “O projeto se instalou adequadamente ao local, sem interferir no contexto físico. O Porto é um lugar visitado por turistas do mundo todo e por moradores da cidade”, ressalta o diretor artístico do Música no Porto.
Para a representante do Ministério do Turismo, Ludmila Oliveira, que esteve em Salvador para assistir os primeiros espetáculos, o Música no Porto é um projeto que se encaixa perfeitamente com o clima de Salvador, principalmente o do Porto da Barra. “O evento é muito bonito e tem tudo a ver com a cidade. Salvador respira música e cultura e a atmosfera do local é perfeita”, disse Oliveira. O Governo Federal, através do Ministério do Turismo, é o principal patrocinador do projeto.
Um dos principais objetivos do Música do Porto é surpreender positivamente as pessoas, mostrando o que de melhor a Bahia tem em matéria de música. Foi com este sentimento, que o público saiu das apresentações de Cláudia Cunha e Magary Lord. Para a próxima sexta, surpresas também não vão faltar, já que os grupos Direto ao Ponto e Afrogroove, duas importantes representações da música produzida na Bahia, já estão se preparando para a apresentação.
Sobre Afrogroove
Com percussão pulsante, aliada ao rock, ao samba, ao funk, ao ijexá, ao baião e ao maracatu, a Afrogroove tem sete anos de estrada e faz um som envolvente e pra cima. A fusão entre o regional e o universal, o tradicional e o contemporâneo, é a principal marca do grupo, que tem como principal proposta valorizar os ritmos brasileiros e traduzir, em música, o legado cultural deixado pelos nossos ancestrais.
Formado por Sérgio Monteiro (vocal), Anderson Petti, Everton Isidoro, e Laércio Lopes (percussão) e Rafael Nunes (guitarra), além do baixista Tamizael Souza (convidado especialmente para este show), o Afrogroove tem influência de grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Lenine, Nação Zumbi, Gilberto Gil, Pedro Luis e a Parede, O Rappa, Alceu Valença, Cordel do Fogo Encantado, Zeca Baleiro e Caetano Veloso.
Em novembro de 2006, a banda lançou, de forma independente, o seu primeiro EP, com seis faixas inéditas, “que fazem um recorte de uma Bahia culturalmente híbrida e miscigenada, cheia de inquietações e misticismos”, conforme explica o percussionista Anderson Petti. A moçada planeja, para o segundo semestre desse ano, a gravação do primeiro CD, que deve incluir algumas composições feitas durante a passagem do grupo pelo Rio de Janeiro, em julho de 2008, e a participação de músicos convidados.
“Estamos bastante empolgados para o show do dia 29. É lisonjeador tocar em um evento de tradição como o Música no Porto. Nos preparamos muito para esta apresentação e vamos fazer um trabalho interessante”, avisa Petti. O percussionista ressalta que o repertório da banda é composto, em sua grande maioria, por músicas autorais.
“Além das canções lançadas no nosso EP, neste show apresentaremos novas composições, como ‘Coração palpitador’ e ‘Pingos de chuva’, que vão integrar o nosso próximo álbum. Além dessas composições, há ainda versões de grandes artistas da MPB”, acrescenta o vocalista Sérgio Monteiro.
Para Monteiro, o Música no Porto já faz parte do calendário de eventos da cidade, sempre promovendo visibilidade para os artistas locais, oferecendo uma infra-estrutura de qualidade e contribuindo para o crescimento do cenário musical independente de Salvador. “O melhor de tudo é que o público pode prestigiar gratuitamente”.
Sobre a Direto ao Ponto
Denominada pelos componentes como banda afro-brasileira, a Direto ao Ponto vem trazendo uma nova proposta de reggae. A banda mostra na sua personalidade musical um som diferenciado e com muita sonoridade. Une o som roots ao rock rasgado das guitarras, aos “fraseados” groovados e envolventes do baixo, ao pulsar da bateria, aos efeitos e a “vibe” dos teclados, e ao brilho expressivo da percussão.
Formada por Igor (voz e guitarra base), Amanda Spam (teclados e backing vocal), Inácio Spam (baixo e backing vocal), Gyl Marvin (guitarra solo), Lucas Tipo A (percussão) e Chocó (bateria), a Direto ao Ponto tem nove anos de estrada e está trabalhando o terceiro CD. “É um projeto diferente, que visa mesclar um pouco a sonoridade musical da banda. Temos certeza que será um disco bem legal”, explica o guitarrista Gyl Marvin.
Todo o trabalho da banda é divulgado gratuitamente na internet e as pessoas podem fazer download das músicas e conhecer um pouco do trabalho. “A nossa intenção é que este tipo de divulgação ajude a levar nosso som para qualquer lugar do mundo. Tivemos o prazer de participar de um festival, que transmitiu nossa música ao vivo em uma rádio digital, para diversos lugares. O acesso ao trabalho pode ser feito pelo site www.bandasdegaragem.com.br/bandadiretoaoponto ou pelo
www.myspace.com/bandadiretoaoponto”, divulga o vocalista Igor.
Em relação a expectativa para a primeira apresentação do grupo no Música no Porto, Marvin explica que este é, sem dúvida, um dos maiores espaços que as bandas emergentes têm para divulgar sua música no cenário baiano e brasileiro, pois ele abre as portas. “O público que este projeto reúne com certeza mescla essa interatividade. É um local mágico, de muita energia, e temos certeza que tem muito a crescer”, acredita o guitarrista.
Os componentes da Direto ao Ponto prometem, no show, uma mescla de todos os trabalhos. Vão mostrar músicas do primeiro CD (Até quando nós vamos fingir), do segundo trabalho (Tarô), de releitura de musicas de Bob Marley, que é a grande inspiração musical do grupo, além de músicas inéditas do próximo álbum.
O Música no Porto tem patrocínio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e apoio da Prefeitura Municipal de Salvador e da Saltur. O projeto é uma realização da Associação Cultural Stellagrece, promoção da Litoral Esporte Entretenimento, produção de Janete Catarino e idealização de Ronaldo Partha.
Camile Maltez e Yordan Bosco (DRT BA – 2992)
Tel. (71) 3393-8653 / 9985-2117 /9938-2116
camilemaltez@engenhocacomunicacao.com.br
yordanbosco@engenhocacomunicacao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário