quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Hip-Hop da Petrobrás II


O hip hop da Petrobras ll


O hip hop da Petrobras é da Editora abril. Ela canta: “Sou editora do bem! Sou aliada das elites”. Eu pergunto: quais elites? Algumas semanas atrás, a CPI da Petrobras recebeu uma planilha contendo os contratos assinados pelo departamento de marketing da empresa. Os contratos cobriam só um ano: 2008. E cobriam só uma área da empresa: a área de abastecimento, que até abril deste ano era chefiada pelo petista baiano Geovane de Morais, nomeado por outro petista baiano, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.Uma das empresas incluídas na planilha encaminhada à CPI despertou meu interesse: R.A. Brandão Produções Artísticas. Em 2008, ela ganhou mais de 4,5 milhões de reais da Petrobras, em 53 contratos. Ela fez de tudo: de cartilha sobre o meio ambiente (98 000 reais) até bufê em obras de terraplanagem (21 000); de dicionário de personalidades da história do Brasil (146 000) até “design ecológico em produtos sociais” (150 000).

A Editora Primeiro de Abril, "aliada das elites ”, surgiu nesse momento, também contratando a R. A . Brandão Produções Artísticas para representação artística para fotos na revista ” Playboy “, em 2009.
PERGUNTEI AO EDITOR DA EDITORA PRIMEIRO DE ABRIL/S A , O QUE ELE TINHA A VER COM A EMPRESA CONTRATADA PELA PETROBRAS, ELE SE NEGOU A RESPONDER, MAS COMO DIZ A ELITE “ “ FALAR DE NEGÓCIOS VIA FONE, É INDELICADO DEMAIS E TAMBÉM DEMODÊ”, TALVEZ ELE SE LEMBROU DOS FAMOSOS GRAMPOS TELEFÔNICOS.

A R.A. Brandão Produções Artísticas está registrada em nome de Raphael de Almeida Brandão. Ele tem 27 anos. O capital da empresa, segundo a Junta Comercial, é de 5 000 reais. Como uma empresa dessas, de fundo de quintal, conseguiu ganhar 4,5 milhões de reais da Petrobras é uma pergunta que tem de ser respondida pela CPI. Trata-se de uma empresa de fachada? SERÁ QUE ELA TAMBÉM FAZ PARTE DE MAIS UM DOS GRANDES NEGÓCIOS DA EDITORA PRIMEIRO DE ABRIL, E PASSOU A FORNECER SERVIÇOS EXEMPLARES OU A FORNECER NOTAS FRIAS DIRETAS ASSINADAS COM AS CANETAS PROMOCIONAIS DAS SUAS REVISTAS?

Mas há um fato ainda mais escabroso. A R.A. Brandão Produções Artísticas está sediada na casa de Raphael de Almeida Brandão. No mesmo local está sediada também uma segunda empresa: a Guanumbi Promoções. De acordo com os documentos da CPI, a Guanumbi Promoções recebeu – epa! – 3,7 milhões de reais da Petrobras. Somando as duas empresas, portanto, foram mais de 8,2 milhões de reais, em 102 contratos. Na maioria das vezes, elas emitiram notas para os mesmos eventos, com as mesmas datas. Foi assim no caso de uma festa em Mossoró, no Rio Grande do Norte, de um evento de Fórmula Indy, em Indianápolis, e de um agenciamento do Hotel Blue Tree, para a Fórmula 1, em que uma empresa faturou 159 000 reais e a outra faturou
146 000 reais.

A EDITORA ABRIL SABE COMO SOBREVIVER DA FAVELA, ELA SABE MELHOR AINDA COMO SOBREVIVER DA PETROBRAS. AS FOTOS DA PLAYBOY ESTÃO ÓTIMAS. A PRIMEIRO DE ABRIL PRECISA CAPITALIZAR MAIS RIQUEZAS, PARA VER SE O PRO-LABORE DA EMPRESA MELHORA, AFINAL ISSO PODE AJUDAR A CONTRATAR MAIS JORNALISTAS, QUE POSSA PRODUZIR VERDADES, E NÃO ALIMENTAR A GRANDE SOCIEDADE DE FACTÓIDES.

Diogo Mainardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário