sexta-feira, 10 de julho de 2009

Hip-Hop na Cena Cultural em João Pessoa

HIP HOP- movimenta a cena cultural de João Pessoa

A capital paraibana ganha um novo evento para movimentar a cena cultural da cidade. Na próxima quinta e sexta (9 e 10) terá início o primeiro RPB – Rap Popular Brasileiro, que acontece no Lima Penante, a partir das 18hs. O festival é o único que reuni todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, em um evento específico para o movimento Hip Hop.
Realizado pela Central Única das Favelas - CUFA, o evento estará reunindo grupos de todos os estados, incluindo o Distrito Federal. A primeira etapa do RPB serão as disputas estaduais com caráter eliminatório que classificarão os melhores concorrentes para a final nacional que acontece em setembro, sob o Viaduto Negrão de Lima, localizado no Rio de Janeiro.
Segundo Kalyne Lima, representante da CUFA-PB, “essa é uma forma de incentivar a galera a propagar a cultura Hip Hop, ou seja, uma proposta de apresentar novos grupos e cantores de rap, abrindo espaço para novas expressões artísticas e culturais deste gênero, que não são tão conhecidas pelo grande público, além de estimular o mercado musical nacional do rap, trazendo a tona à arte que nasceu nas periferias do mundo”.
Para a etapa regional paraibana foram inscritos 20 grupos e 11 selecionados. Os nomes são: General Frank, Os Gramáticos, Atitude Urbana, Pablo Scobá, Suburbanos, Aliados M.A, Equilíbrio, Os Castores Pirados, Projeto Binário, Dennys Anjo e Mentes do Rap.
No primeiro dia do festival todos os grupos selecionados estarão apresentando-se; sete finalistas serão convocados para uma nova aparição no dia seguinte, de onde sairão os três primeiros colocados. O grupo vencedor ganhará passagens para a grande final nacional, no Rio de Janeiro. A etapa estadual também terá premiação de revelação e melhor letra.
Os grupos que fazem parte do RPB são em sua maioria da mais nova geração do Rap na cidade, tendo grande variedade de estilos, desde artistas influenciados por MPB, brega e soul, até grupos que produzem sua música através de placas de processamento de computadores. Letras com críticas sociais, que retratam a realidade ou simplesmente pregam a paz e a conscientização dos jovens, misturadas com poesia e batidas criativas.
Julgando as apresentações estão o produtor cultural Hibys de Farias, o DJ Mauro Back Side, o também DJ Guirraiz e Vant Vaz, da Tribo Ethnos. O voto popular também será validado.
O Festival RPB - Rap Popular Brasileiro tem seu início marcado pela condição de ser o maior festival de novos talentos do rap do Brasileiro. A etapa paraibana é produzida em parceria com SESC Centro, através do Projeto Glória Vasconcelos, e tem figurinos montados pela Infect Skateboard, fotos de Ricardo Peixoto e design confeccionado por Sérgio Melo.
Para maiores detalhes o site www.rappopularbrasileiro.musicblog.com.br pode ser acessado para o público em geral, ou ainda na unidade do SESC Centro, na R. Desembargador Souto maior, 281 - 2º andar, com Rosana Chaves. O e-mail para contato é cufa_pb@hotmail.com ou pelos telefones (83) 8814-5528/(83) 8846-8788/(83) 8831-6859.

GRUPOS SELECIONADOS:

Generall Frank
Artista solo que teve a música Não dê Vacilo, selecionada para o festival. A obra teve sua autoria própria, em parceria com Sandrelly, O sonho de tornar-se artista do cenário de rap, nasceu em meados de 1995, quando mudou –se para o nordeste e passou a sofrer influências da cultura hip-hop, além de conhecer artistas de grande nível como Chico Science; Faces do Subúrbio, Sistema X, entre outros.

Os Gramáticos
A música selecionada é Gramaticando a Situação, com letra de Dudu, Matuto Irado e CM, que compõem Os Gramáticos. O grupo surgiu no bairro Funcionários, de João Pessoa, no ano de 2007. Sua proposta é produzir letras e músicas que tragam melhoria para a sociedade, refletindo sobre a realidade e promover transformação social. Fazem rap com poesia.

Atitude Urbana
A Mudança em suas Mãos é a composição que terá a atuação finalizada pela dupla Atitude Urbana. Os componentes do grupo são Ed, autor da letra e base musical, e o Negro Elvis. Influenciados pela música black, mpb, brega, soul e original funk, já lançaram dois cds independentes: “Nordestino” e “Relato de uma Nação”, e encontram-se na fase final da produção de seu terceiro CD.

Pablo Scobá
Tendo participado de vários grupos que marcaram história na capital paraibana, pablo lança a sorte na carreira solo e se prepara para iniciar a produção do seu primeiro cd demo, além de rapper, também é produtor de eventos. A música A Fúria do Ladrão é a escolhida para o festival.

Suburbanos
Os componentes da banda são Ganesha e Ricochete e a música A Plebe, possui autoria da dupla. A produção musical foi feita por Magão Beats e Dj Luciano.

Aliados M.A
O grupo vem atuando desde 1999 com produções e composições próprias, relatando a realidade das ruas, demonstrando uma musicalidade específica e fazendo do protesto uma arte. O principal objetivo é o resgate através de suas letras e instrumentais, conscientizar a juventude na luta pelos direitos. No festival RPB estarão apresentando a música Rapancadãoxote, que tem como autor o Dj Luciano.

Equilíbrio
O grupo sempre levou a sério o ativismo e a militância no hip hop e por isso sempre abordou letras de teor critico que reivindica direitos e deveres, conscientizando sobre as drogas, protestando por melhorias, exaltando o povo batalhador, falando de amor e pregando a paz. A música Força Magnética será apresentada no Teatro Lima Penante participando do RPB.

Os Castores Pirados
O grupo possui inspirações do som latino, dance, hip hop gringo. Surgiu em março de 2006 quando gravaram as músicas “vida de moleque” e “Paraíba mulher macho” que abordavam a realidade paraibana. Estarão tocando a música Shawty Sexy durante sua participação no festival de Rap Popular Brasileiro.

Projeto Binário
Z-nokmorb, Dumatu e Plêiade, são os componentes da banda e estarão apresentando a canção Duoutro lado. A letra foi composta pelo grupo, que foi idealizado em meados de 2007, teve início o Projeto Binário, cujos integrantes produzem suas músicas através de placas de processamento. Procurando ser o mais fiel ao que acreditam, nunca condicionando sua arte a nenhum tipo de padronização industrial ou conceitual

Dennys Anjo
Artista solo que compôs a música Paraíso Interno, em parceria com Leo Tomas. Dennys é rapper desde 2002 , iniciando sua carreira solo no ano de 2009. Trabalho que surgiu da intenção de expressar seus pensamentos e influência mais pessoais, idéia essa que vinha amadurecendo há alguns anos.

Mentes do Rap
O grupo de cuité formado em 2008, pelos integrantes Triplo G, Dj Leandro e o MC Mordekai, além do líder e fundador do grupo o Rapper FBO. Apresentam composições próprias, tendo uma proposta eclética e um estilo diversificado, do gângster ou underground se aprofundando nas raizes nordestinas. A música Cabra da será apresentada durante o festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário