HIP HOP na BOLIVIA
Creditos- YOGUI-13
Tradução:Cesar Cronenbold-Bolivia
O movimento HIP HOP na Bolívia, começou realmente no inicio dos anos 90’s, quando a dança de coreografia chegou a La Paz, logo desse primeiro passo e graças a residentes bolivianos que moravam no exterior (EUA) o publico boliviano pode conhecer esse gênero tão particular da musica. La Paz foi inicialmente o “berço” do HIP HOP em Bolívia, logo essa cultura suburbana foi se expandindo pelos outros estados pouco a pouco.
O movimento HIP HOP, teve varias etapas, infelizmente as gangues de rua se identificaram com esse estilo de vida (graças as influencias Norte Americanas dos filmes) no principio dessa invasão cultural, mais logo de um tempo, os mesmo integrantes das gangues suburbanas começaram a amadurecer e começaram a transformar o HIP HOP em uma “arma” na luta contra os problemas sócio-politico-culturais. Quando a transformação começou nasceram as CREW’s (grupos de amigos que tinham as mesmo idéias e compartiam as mesmas filosofias suburbanas) no ano de 98... justamente no auge do HIP HOP no exterior, isso foi o que influenciou e foi uma grande referencia no mundo do HIP HOP na Bolívia. Com o HIP HOP em alta no mundo inteiro, começaram a se formar mais grupos de RAP, começou a aparecer a arte dos “graffites” y veio também o surgimento dos bboy’s e bgirl’s.
No ano de 2003 o HIP HOP na Bolívia chegou a um ponto difícil de ser ignorado. As pessoas comuns já conheciam essa cultura e as instituições (publicas e particulares) começavam a olhar diferente para o HIP HOP.
Apesar de que o HIP HOP recém esta amadurecendo aqui na Bolívia, os adeptos duplicaram em pouco tempo. A solidez da cultura suburbana é de se destacar entre outras atividades nas comunidades mais populosas (La Paz e Santa Cruz), alem disso temos hoje em dia uma grande variedade de artistas que representam muito bem cada uma das ramificações do HIP HOP.
Aqui na Bolívia o que mais temos são jovens talentos, promessas que esperam um apoio ou colaboração de alguma entidade ou instituição que possa ajudar a fomentar e difundir suas qualidades em geral. Essas qualidades têm que ser vistas por nos bolivianos, pelos latino-americanos, pelo mundo... Queremos mostrar do que somos capazes!
Biografia de YOGUI 13
Alejandro Larrazabal (Yogui 13) ingressa no movimento HIP HOP no final dos anos 90 como DJ, organizando festas pequenas na sua cidade natal Sucre (Bolívia), essa grande admiração pela cultura suburbana e esse estilo de musica (talvez seja fanatismo) fez com que no ano de 2001 começa-se a desenvolver seu trabalho como MC. Yogui 13, mudou de domicilio e foi morar na Argentina onde aprimorou suas habilidades e conhecimentos; gravou com um grupo chamado MAL G “Lírica Primogênita” com 4 track’s (2002), logo com amigos formou um grupo próprio chamado “Punto de Expresión”. Alguns anos passaram e apenas restaram Yogui 13 e SIRI (outro reconhecido MC), mas isso bastou para que no ano de 2004 com uma gravação de 8 track’s fora nominado a melhor MC estrangeiro nos prêmios GUETTO SUPER STAR. Isso impulsionou a YOGUI 13 a fazer giras e turnês dentro y fora da cena “Underground” Argentina. Depois dessa ascensão no exterior decidiu plantar seu conhecimento novamente na Bolívia, voltou pra Sucre para fazer o que mais gosta e sabe: RAP. Já em casa começa a organizar eventos grandes de HIP HOP, e lança no ano de 2007 o grupo RAPSUR com o seu novo colega ERIZO, onde logra fazer, com muito esforço e suor 6 track’s, que propõem uma nova tendência no estilo do RAP.
No de 2009, um novo começo, só que agora o grupo é mais forte, com mais adeptos a cultura suburbana e seus estilos musicais o grupo “AMENAZA CAPITAL” (muito mais serio e concentrado), esta criando beats e preparando o que será o primeiro LP, com a característica que tem YOGUI 13, colocando raça, como deve ser...
“La Unión Es La Fuerza – PAZ Y RESPETO”
YOGUI 13
Link’s do grupo
www.myspace.com/laamenazacapital
www.myspace.com/kunkalo
www.myspace.com/yoguitrece
kunkalo_lp@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário